Trabalho com Pomba-Gira para atrair um homem desejado

Este trabalho deve ser entregue para Pomba-Gira do Cruzeiro e só deve ser feito por mulheres que ainda não tenham marido ou namorado, pois todo o encanto será anulado, caso a mulher que faça o despacho seja comprometida.
• Materiais necessários:
300g de farinha de milho;
200g de milho de pipoca;
7 fitas vermelhas;
7 velas vermelhas;
7 rosas vermelhas;
1 vidro de azeite-de-dendê;
1 véu ou lenço grande, suficiente para cobrir sua cabeça e seu rosto;
1 folha de papel branco;
1 prato de barro;
Lápis ou caneta (de preferência vermelha);
Fósforos.
• Começando a macumba:
É necessário saber onde mora o homem desejado, pois parte do despacho será arriado no caminho onde ele passa ao sair de casa. É necessário que ele pelo menos veja o trabalho.

• Realizando o despacho:
Este trabalho deve ser feito na última segunda-feira ou sexta-feira de um mês qualquer, entre onze e meia ou meia-noite. Parte dele será arriada junto ao cruzeiro de um cemitério e a outra parte, junto da residência do homem. Se o cemitério estiver fechado, arrie o despacho do lado de fora, junto ao portão ou ao muro, em um lugar discreto.
Antes de sair de casa, faça uma farofa, misturando a farinha de milho com azeite-de-dendê, e estoure a pipoca. Misture e arrume dentro do prato de barro. Escreva na folha de papel a seguinte frase: “Fulano, a partir desta data não conseguirás dormir, nem comer, nem viver sem pensares em mim.” Em seguida, vá para o cemitério, levando todo material consigo. Chegando junto ao Cruzeiro, peça licença aos donos do lugar (os Pretos Velhos, a Exu Caveira e a Pomba Gira Rainha do Cemitério e Omolú), batendo com a mão no chão três vezes.
Coloque o prato no chão, com o papel por baixo; enfeite com as fitas. Espalhe as rosas em volta e acenda seis velas. Aguarde no local durante cerca de meia hora; então, recolha as rosas e afaste-se, dando sete passos para trás, sempre de frente para o despacho. A seguir, dirija-se para o local onde mora o homem que você deseja atrair, tendo o cuidado de cobrir a cabeça com o véu ou o lenço, para que ninguém a reconheça; se alguém a vir e reconhecer fazendo o despacho, o efeito não será o mesmo.
Ao chegar, escolha um lugar junto à entrada da residência dele ou no caminho por onde ele passa diariamente. Arrume as rosas em círculo no chão e, no centro, acenda a vela que não foi acesa no cemitério (e ficou sobrando). Cante um ponto da Pomba-Gira do Cruzeiro e vá para casa.
Durante os sete dias seguintes, não fale em hipótese alguma com o homem que deseja atrair. Se isso for absolutamente impossível, por se tratar de um colega de trabalho ou de uma pessoa que lhe falará com toda certeza, indique gestos que está com problemas na garganta, impossibilitada de falar, e use papel e caneta para escrever o que precisar responder. Evite também falar com outras pessoas na frente dele, pois isso poderá provocar ressentimento ou desconfiança da parte do homem que você deseja atrair.
Cantiga:
Nasceu no cruzeiro das almas
Uma roseira que já deu flor (bis).
Entre elas um rosa,
Que em uma linda mulher
Se transformou.
Praticando sua caridade com muito amor.
Exalando a harmonia com o perfurme da flor. ( 2 x )
Ela é moça bonita,
É faceira e formosa.
Pombagira do Cruzeiro
É a mais bela das rosas. ( 2x )

– Imagem destaque: extraída do Pinterest (Acesso: 10/04/2025)
– FONTE:
ALKIMIN, ZAYDAN. O Livro Vermelho da Pomba-Gira. Rio de Janeiro: Pallas, 2004.